quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Morungaba mobiliza-se para o mutirão contra a dengue

O prefeito Marquinho de Oliveira dá todo apoio à iniciativa e conta com a colaboração da população no evento contra o mosquito da dengue.

Todos os diretores da administração municipal da Estância Climática de Morungaba estão envolvidos no apoio ao 2º Mutirão Regional de Combate ao Aedes Aegypti, projeto da EPTV-Campinas, sábado, dia 18 de fevereiro, a partir das 8 horas. A determinação é do prefeito Marquinho de Oliveira, que se reuniu com sua equipe administrativa para tratar de atividades da Prefeitura.

“Vamos apoiar fortemente este evento, que certamente contará com a colaboração de todos os morungabenses. O sentimento de cidadania participativa é forte em nossa estância, que já nos deu exemplos positivos em outros mutirões realizados recentemente, para a limpeza de matos, calçadas e escolas”, disse.

O mutirão regional contra a proliferação do mosquito e o extermínio da Dengue, Zika Vírus, Chikungunya e Febre Amarela, promovido pela EPTV (Empresas Pioneiras de Televisão), será realizado, simultaneamente, nos 317 municípios ao alcance da rede – 49 na região de Campinas.

Para motivar a população a participar do mutirão, além de envolver o apoio de todos os diretores, o prefeito Marquinho de Oliveira solicitou, por exemplo, ações de esclarecimento sobre o combate ao mosquito da dengue em escolas municipais e junto aos integrantes do Centro de Referência do Idoso. “Como já se sabe, as medidas preventivas devem ser permanentes e interessam à toda sociedade”, destacou.

Os organizadores da campanha pedem que a população tenha toda atenção com os focos do mosquito da dengue, já conhecidos, como caixas d´água, piscinas, calhas, pneus, vasos com água parada etc.”



QUINTA-FEIRA

Na quinta-feira, dia 16, a partir das 10 horas,  alunos da Escola Municipal  Irineu Tobias, no Bairro de São Benedito, com camisetas do mutirão, vão fazer esclarecimento à população da área da unidade de ensino, acompanhados de professores e agentes comunitários, em ação montada pela Prefeitura.

SÁBADO

A Diretoria de Saúde do Morungaba organizará o mutirão de sábado, dia 18, na praça central da estância, das 8 às 13 horas, com voluntários, agentes  de saúde e comunitários, escoteiros e integrantes do Grupo Melhor Idade. Será realizado um pedágio de esclarecimento da população com distribuição de panfletos para motoristas e pedestres.

A DENGUE

Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a dengue é uma doença viral que se espalha rapidamente no mundo. Nos últimos 50 anos, a incidência aumentou 30 vezes, com ampliação da expansão geográfica para novos países e, na presente década, para pequenas cidades e áreas rurais. É estimado que 50 milhões de infecções por dengue ocorram anualmente.  2,5 bilhões de pessoas vivem em países onde o dengue é endêmico. 

Na região das Américas, a doença tem se disseminado com surtos cíclicos ocorrendo a cada 3/5 anos. No Brasil, a transmissão vem ocorrendo de forma continuada desde 1986, intercalando-se com a ocorrência de epidemias, geralmente associadas com a introdução de novos sorotipos em áreas anteriormente indenes ou alteração do sorotipo predominante. O maior surto no Brasil ocorreu em 2013, com aproximadamente 2 milhões de casos notificados. Atualmente, circulam no país os quatro sorotipos da doença, segundo o Ministério  da Saúde.

SINTOMAS DA DENGUE

Dengue Clássica
 Febre alta com início súbito.
 Forte dor de cabeça.
 Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos.
 Perda do paladar e apetite.
 Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores.
 Náuseas e vômitos·
 Tonturas.
 Extremo cansaço.
 Moleza e dor no corpo.
 Muitas dores nos ossos e articulações.
 Dengue hemorrágica
Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta:
 Dores abdominais fortes e contínuas.
 Vômitos persistentes.
 Pele pálida, fria e úmida.
 Sangramento pelo nariz, boca e gengivas.
 Manchas vermelhas na pele.
 Sonolência, agitação e confusão mental.
 Sede excessiva e boca seca.
 Pulso rápido e fraco.
 Dificuldade respiratória.
 Perda de consciência.
Na dengue hemorrágica, o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória e choque, podendo levar a pessoa à morte em até 24 horas. De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, cerca de 5% das pessoas com dengue hemorrágica morrem.
O doente pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar a evolução para dengue hemorrágica. Esse é um quadro grave que necessita de imediata atenção médica, pois pode ser fatal, segundo o site dengue.org.br.

ZIKA VÍRUS

Transmitido por um mosquito já bem conhecido dos brasileiros, o Aedes aegypti, o vírus zika começou a circular no Brasil em 2014, mas só teve os primeiros registros feitos pelo Ministério da Saúde em maio de 2015. O que se sabia sobre a doença, até o segundo semestre deste ano, era que sua evolução é benigna e que os sintomas são mais leves do que os da dengue e da febre chikungunya, também transmitidas pelo mesmo mosquito. Assim com o vírus chikungunya e o da dengue, o zika é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Cientistas já relataram um caso de transmissão da doença pelo sêmen e também registraram a presença do vírus no leite materno, porém, no momento, o Ministério da Saúde só reconhece a transmissão via mosquito.

CHIKUNGUNYA

SINAIS E SINTOMAS
Febre acima de 39 graus, de início repentino, e dores intensas nas articulações de pés e mãos – dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer, também, dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Cerca de 30% dos casos não chegam a desenvolver sintomas, informa o Ministério da Saúde.
Como se identifica um caso suspeito?
O Ministério da Saúde definiu que devem ser consideradas como casos suspeitos todas as pessoas que apresentarem febre de início súbito maior de 38,5ºC e artralgia (dor articular) ou artrite intensa com início agudo e que tenham histórico recente de viagem às áreas nas quais o vírus circula de forma contínua.
Após a picada do mosquito, em quantos dias ocorre o início dos sintomas?
De dois a dez dias, podendo chegar a 12 dias. Esse é o chamado período de incubação.
Se a pessoa for picada neste período, infectará o mosquito?
Isso pode ocorrer um dia antes do aparecimento da febre até o quinto dia de doença, quando a pessoa ainda tem o vírus na corrente sanguínea. Este período é chamado de viremia.
Dor nas articulações também não ocorre nos casos de dengue?
Sim, mas a intensidade é menor. Em se tratando de chikungunya, é importante reforçar que a dor articular, presente em 70% a 100% dos casos, é intensa e afeta principalmente pés e mãos (geralmente tornozelos e pulsos).
Existem grupos de maior risco?
O vírus pode afetar pessoas de qualquer idade ou sexo, mas os sinais e sintomas tendem a ser mais intensos em crianças e idosos. Além disso, pessoas com doenças crônicas têm mais chance de desenvolver formas graves da doença.
As pessoas podem ter chikungunya e dengue ao mesmo tempo?
Sim.

FEBRE AMARELA

QUEM DEVE VACINAR - Estratégia de duas doses, adotada no Brasil, é segura e garante proteção durante toda a vida. A população que não vive na área de recomendação ou não vai se dirigir a essas áreas não precisa buscar a vacinação neste momento, orienta o Ministério da Saúde.