sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Morungaba mantém o “Primeiríssima Infância”

O prefeito Marquinho de Oliveira renovou o acordo em ato realizado em Jundiaí. Um dos princípios do programa é: desenvolver 
a criança é desenvolver a sociedade.

A Estância Climática de Morungaba firmou acordo sexta-feira, 17, para manter sua participação no Programa Primeiríssima Infância do Governo do Estado, que envolve as áreas de saúde, educação e desenvolvimento social.

O prefeito da estância, Marquinho de Oliveira, acompanhado da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sônia de Oliveira, participou do ato de assinatura do acordo no Ciesp-Jundiaí (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

LEGADO

Marquinho de Oliveira, que estava acompanhado também de representantes das diretorias de Saúde, Educação e Ação Social de Morungaba, encontrou-se, na oportunidade, com outros prefeitos municipais da região. “Como disse no encontro, o maior legado que um homem público, uma administração pública pode deixar para a sociedade não é uma obra física, um prédio. O maior legado é, principalmente, o investimento que se faz em educação para a população”, destaca o prefeito de Morungaba.

Momento da assinatura do acordo. Marquinho de Oliveira é
o segundo da esquerda para a direita.
Primeiríssima Infância

O Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, realizado pelo Governo do Estado, foi desenhado sob a premissa de que a promoção à saúde integral da criança e o aprimoramento das ações de prevenção de agravos e assistência são objetivos que, além de reduzirem a mortalidade infantil, apontam para o compromisso de se prover qualidade de vida, favorecendo o desenvolvimento da criança em todo o seu potencial.
Prefeito e presidente do Fundo Social de Solidariedade
com o grupo de Morungaba
O que é Primeira Infância?

De um modo geral, chama-se Primeira Infância o período que vai desde a concepção do bebê até o momento em que a criança ingressa na educação formal. Isso quer dizer que a Primeira Infância engloba a gestação, o parto e os primeiros anos de vida da criança. Como o início da educação formal não se dá na mesma idade em todos os países, há diferentes noções do final da Primeira Infância. No Brasil, considera-se que a Primeira Infância acaba quando a criança completa seis anos de idade, informa o Governo do Estado via internet.
Autoridades que assinaram o acordo do "Primeiríssima Infância"
A Primeira Infância é um período muito importante para o desenvolvimento da criança e as experiências dessa época são relevantes para o resto da vida, mesmo aquelas que acontecem durante a gestação e enquanto o bebê é pequeno, ainda não sabe falar e nem tem memória apurada dos fatos que acontecem à sua volta. 

Durante a Primeira Infância ocorrem o crescimento físico, o amadurecimento do cérebro, a aquisição dos movimentos, o desenvolvimento da capacidade de aprendizado, a iniciação social e afetiva, entre outros, e cada um desses aspectos é interligado com os demais e influenciado pela realidade na qual a criança vive. 

Os estudos mostram que quanto melhores forem as condições para o desenvolvimento durante a Primeira Infância, maiores são as probabilidades de que a criança alcance o melhor do seu potencial tornando-se um adulto mais equilibrado, produtivo e realizado. 

SUPER CÉREBRO

Aproveite para conhecer o Súper Cérebro. O vídeo de animação, no link abaixo, dura apenas três minutos, mas traz informações que valem por toda uma vida. Produzido pelo Center on the Developing Child (CDC ou, em português, Centro de Desenvolvimento Infantil) da Universidade de Harvard, tem o objetivo de explicar como as experiências na Primeira Infância podem afetar a formação do cérebro da criança.



Nenhum comentário:

Postar um comentário