Em sua quarta edição, o
Seminário de Turismo na RMC (Região Metropolitana de Campinas), realizado na
manhã de quinta-feira, 26 de outubro, reforçou a necessidade de os municípios
fortalecerem as ações conjuntas para o desenvolvimento do turismo na Região Metropolitana
de Campinas. Realizado no Expo D. Pedro, em Campinas, o evento teve a
participação de cerca de 200 pessoas, representantes de órgãos públicos,
profissionais da área, estudantes de turismo, donos de agências de viagens,
rede hoteleira e responsáveis por espaços de eventos.
O seminário foi uma realização
da Câmara Temática de Turismo da RMC da Agemcamp (Agência Metropolitana de
Campinas) e do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano da RMC (CDRMC). “O
seminário atendeu às expectativas, pois deu a todos uma visão geral do
potencial que temos na RMC e da importância de políticas públicas que
beneficiem as cidades. As palestras foram esclarecedoras para compreendermos
pontos importantes para o desenvolvimento do turismo, como ações de marketing,
regionalização e capacitação”, avaliou Alexandra Caprioli, diretora de Turismo
da prefeitura de Campinas e coordenadora da Câmara Temática de Turismo da RMC.
“Campinas, dentro da sua
estratégica de desenvolvimento, tem o turismo como uma das suas vertentes mais
importantes. Consideramos que o setor pode ajudar nossa cidade e a região a se
desenvolver e gerar mais empregos”, afirmou André von Zuben na abertura do
seminário.
Além do secretário, a mesa de
abertura contou com as presenças do prefeito de Santa Bárbara d’Oeste e
presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de
Campinas), Denis Andia, prefeito de Holambra e presidente da Aprecesp
(Associação das Estancia Turisticas), Fernando Fiori de Godoy, diretora
executiva da Agemcamp, Ester Viana, diretor do Ciesp Regional Campinas, José
Nunes Filho, presidente do Campinas e Região Convention Bureau, Fernando
Vernier, e presidente do Expo D. Pedro, Ricardo Monteiro.
Mesa de abertura do seminário |
O presidente da RMC destacou a
importância do seminário para os atores do setor. “É um momento de olharmos
para todas as oportunidades que o Brasil e que a nossa região, em especial,
possam oferecer. Nesse sentido, o evento se faz ainda mais importante porque
tem esse campo de oportunidades aberto pela frente, exatamente no momento em
que a Região Metropolitana de Campinas começa, de maneira muito vigorosa, a dar
os seus passos mais importantes e se consolidar como a primeira região
metropolitana de interesse turístico do país”, destacou Denis Andia.
O tema do seminário foi “Turismo
na RMC: oportunidade para o desenvolvimento”. A programação incluiu a palestra
“Marketing de Destino”, com Márcio Nascimento, diretor de marketing do
Ministério de Turismo, e uma mesa-redonda para debater a “Regionalização do
Turismo” e o “MIT (Municípios de Interesse Turístico)”, da qual participaram
Vanilson Fickert e Romildo Campello, representantes da Secretarias de Turismo e
de Cultura do Estado de São Paulo, respectivamente.
O seminário é notícia no Correio Popular (27/10/2017) |
Integram a Região Metropolitana
de Campinas, com mais de 3 milhões e 200 mil habitantes e PIB (Produto Interno
Bruto – ou tudo o que produz em bens e serviços) equivalente ao do Uruguai, 20
municípios: Americana, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho,
Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Morungaba,
Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara d´Oeste, Santo Antônio de Posse,
Sumaré, Valinhos e Vinhedo.
Na
recepção ao seminário, os participantes assistiram apresentação de orquestra de
Artur Nogueira.
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