terça-feira, 10 de outubro de 2017

Abertas inscrições de cursos de qualificação via EAD do Pronatec

Os interessados que necessitarem de mais informações devem procurar a Diretoria Municipal de Ação e Integração Social.

A Diretoria Municipal de Ação e Inclusão Social da Estância de Morungaba informa estão abertas as inscrições do terceiro lote do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), oferecido pelo Governo Federal. A iniciativa, que tem a contribuição da Prefeitura, é resultado de parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e o Ministério da Educação (MEC) para a inclusão de usuários da assistência social nos cursos de qualificação profissional, com mais de 800 mil vagas na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC) - Ensino a Distância (EAD), com média de duração do curso de 3 a 5 meses.
 O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) tem papel fundamental no acesso do público mais vulnerável ao Pronatec. A orientação para inscrição dos usuários, em pré-matrícula, poderá ser feita com o apoio da Diretoria Municipal de Ação e Inclusão Social. Vale lembrar que por meio das ações do programa é possível auxiliar o usuário a identificar seu interesse em relação aos cursos ofertados e dar o suporte necessário para que ele possa concluir os cursos de sua escolha, ampliando suas oportunidades de inserção social e profissional.
As pré-matrículas estarão disponíveis até o dia 22 de outubro de 2017. Os interessados em participar deverão procurar a Diretoria de Ação e Inclusão Social ou realizar a inscrição online, a partir de 12 de outubro, no site do MEC (http://sistec.mec.gov.br/meu-cadastro). 
O Interlocutor Municipal do Pronatec, no caso a diretoria citada, terá a preferência de realizar a pré-matrícula dos candidatos, por meio do Sistec (Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica), até o dia 11 de outubro próximo, quarta-feira.  
 Os candidatos inscritos no Cadastro Único poderão também se inscrever nos cursos por meio do Portal Progredir: www.mds.gov.br/progredir.

 A confirmação da matrícula deverá ser feita pelo próprio aluno.
 No caso do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) – Ensino à Distância (EAD), o Sistec emitirá uma “Carta de Encaminhamento” com o endereço eletrônico para acesso à plataforma EAD por meio da internet, além de outras informações. A matrícula será validada na própria plataforma, no período de 30 de outubro a 19 de novembro.

 Em caso de dúvidas sobre a oferta do Pronatec, entre em contato pelo e-mail: inclusaoprodutiva@mds.gov.br, informa a diretora do Departamento de Proteção Social Básica, da Secretaria Nacional de Assistência Social, Renata Aparecida Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário