quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Prefeitura faz campanha para ampliar vacinação contra a febre amarela

Campanha tem caráter preventivo, diante de ocorrência de casos da doença na região, segundo o prefeito Marquinho de Oliveira.
Mosquito pica e espalha a doença
O Diretoria Municipal de Saúde da Estância de Morungaba, orientada pelo prefeito Marquinho de Oliveira, está convocando a população, que ainda não se vacinou, para que faça imunização contra a febre amarela, embora já se saiba que 80% da população local está imunizada. Não há nenhum caso da doença na cidade, mas há ocorrências confirmadas em cidades vizinhas, a exemplo de Itatiba – onde um idoso morreu -  e Jundiaí, além de São Paulo.

A vacinação acontecerá, até a imunização de toda a população, às terças-feiras e quintas-feiras.  A febre amarela é transmitida por mosquitos a pessoas não vacinadas em áreas de mata. Os macacos, que são encontrados mortos, são hospedeiros da doença e indicam sua presença. A vacinação é recomendada para pessoas que habitam ou visitam áreas com risco da doença. Uma dose apenas garante imunidade por toda a vida.

O assunto voltou à tona, nos últimos dias, após a confirmação de que um macaco do tipo bugio foi encontrado morto, vítima da doença, no Horto Florestal, na Serra da Cantareira, zona norte da capital, foi vítima da doença. A cidade de São Paulo, por exemplo, vai vacinar 2,5 milhões contra febre amarela.

As pessoas que já se vacinaram quando eram bebê e têm a carteira com a comprovação, não precisam mais tomar a dose chamada de “reforço”, após os 10 anos. Segundo a Agência Brasil, o governo brasileiro adotou orientações internacionais e passou a recomendar apenas uma dose da vacina contra a febre amarela durante toda a vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário