quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Orquestra de Cordas Estância de Morungaba - Projeto Música e Lutheria





      O projeto “Música e Lutheria”, do Fundo Social de Solidariedade de Morungaba, iniciou suas atividades em setembro de 2009, tendo como sede o Centro de Formação e Cultura “Maria Rosa Frare Frederico”, que está localizado no Bairro Brumado. O objetivo primordial do projeto foi o de atender a população carente do município, oferecendo uma opção de atividade saudável para crianças, jovens, adultos e idosos, como forma de evitar que fossem atraídos para práticas ilícitas e duvidosas. 

     São ações que, além de preencher o tempo ocioso, despertam a sensibilidade musical e promovem a integração entre os participantes.  Assim sendo, é clara a essência social deste projeto, que vem ao encontro também das necessidades mundiais de se encontrar alternativas no combate ao tráfico e às drogas.



O PROFESSOR

É ministrado pelo Sr. José Benedito Bezerra, Prof. Negrão, que tem formação em música, inglês e português e que morou por 3 anos nos Estados Unidos, onde adquiriu grande conhecimento na área de Lutheria e Música. Desenvolveu o mesmo projeto por muitos anos na cidade de Pirassununga dando continuidade ao mesmo quando da sua mudança para Morungaba.


AS ATIVIDADES

Atualmente o projeto conta com mais de 70 alunos entre as oficinas de música (violino) e lutheria (construção de instrumentos).  As aulas estão disponíveis nos três períodos: matutino, vespertino e noturno e os alunos não precisam ter conhecimento prévio algum, nem necessitam adquirir instrumentos, pois a escola fornece os violinos e as partituras e outros instrumentais para as aulas. 

Ou seja, os cursos são completamente gratuitos e abrangem todas as faixas etárias (temos alunos de 6 a 80 anos), que se relacionam muito bem, sendo esta mais uma característica deste projeto: a interação social.

"Hoje, relatamos inúmeras histórias de recuperação social promovidas pelo projeto, desde crianças indisciplinadas que atualmente são exemplos de conduta, até idosos alcoólatras que não fazem mais uso da bebida, sendo até monitores de grupos no curso de Lutheria", afirma o professor Negrão. 

       "Temos, também, jovens que tiveram uma oportunidade profissional, pois com as aulas de violino, agora fazem parte de orquestras que tocam em casamentos e festas". 


CONCLUSÃO

       O Projeto “MÚSICA E LUTHERIA” vêm se desenvolvendo cada vez mais,  tanto no que tange ao número de pessoas assistidas, como também à qualidade e eficiência no serviço prestado, motivo pelo qual o Fundo Social de Solidariedade e a Prefeitura Municipal de Morungaba, se orgulham de apresentar, divulgar e apoiar suas manifestações  em todas as oportunidades possíveis, seja no âmbito municipal, como também em outras esferas de abrangência. 

INTERCÂMBIO CULTURAL

A ORQUESTRA DE CORDAS DO PROJETO LUTHERIA FAZ INTERCÂMBIO CULTURAL EM OUTRAS CIDADES, DESDE QUE TENHA TRANSPORTE E LANCHE OU, SE FOR O CASO, ALMOÇO OU JANTAR PARA SEUS INTEGRANTES.  INTEGRA A ORQUESTRA UMA CANTORA SOPRANO, QUE TAMBÉM FAZ SUCESSO.

Contatos:

Fundo Social de Solidariedade de Morungaba


Prefeitura Municipal da Estância Climática de Morungaba

(11) 4014-4300 prefmorungaba@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário