quarta-feira, 27 de setembro de 2017

O empenho da Estância de Morungaba para o desenvolvimento do turismo

Dia Mundial do Turismo – 27 de setembro

José Aparecido Miguel - Texto divulgado em redes sociais.


No Dia Mundial do Turismo, nesta quarta-feira, dia 27 de setembro de 2017, quero destacar o empenho concreto da administração 2017-2020, de Marquinho e Luís Fernando Miguel, em estimular a atividade turística na nossa Estância Climática de Morungaba. Como divulgamos constantemente, seu clima é um dos melhores do Estado.  É aconchegante e tem uma série de atrativos, a exemplo de haras, trilhas de moto e bicicletas, parques e praças, teatro, doces, pimentas e ervas, artesanato, pousadas, montanhismo, cachoeiras, pescaria, comida boa, festas religiosas e uma população cordial. A Estância de Morungaba integra a Região Metropolitana de Campinas (RMC) e o Circuito das Frutas.

Marquinho de Oliveira, para citar poucos exemplos de muitas ações que já desenvolveu para o conjunto da população, reativou uma atração turística neste mês. Trata-se da 11ª Feira de Artes e Artesanato Estância de Morungaba, que não era mais realizada desde 2011. O 1º Rodeo Fest/29ª Festa do Peão Boiadeiro, que foi suspenso em 2016, também foi retomado este ano, com cinco shows musicais, por ocasião do da comemoração dos 129 anos da estância.

​A Prefeitura prepara, para breve, um evento permanente no setor, com a instalação da Vila do Artesanato, na Praça Pedro de Camargo Neto, todos os fins-de-semana e feriados. Temos ainda uma programação inovadora para o Teatro Municipal “Fioravante Frare” e a tradicional programação do Natal Encantado, a partir de novembro.

Outras ações virão, como um polo de moda, para estimular ainda mais o turismo, além de outras iniciativas importantes para o desenvolvimento de Morungaba, como a operação legalizada do Distrito Industrial, gerador de empregos e renda, a instalação do polo Morungaba da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), a instalação de um polo do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas), o Parque Ecológico “Pedro Mineiro”, em fase de revitalização, etc.

A IMPORTÂNCIA DO TURISMO

O Dia Mundial do Turismo, comemorado desde 1980, foi criado como uma referência a uma das mais importantes atividades econômicas da atualidade, pertencente ao setor terciário da economia, revela a literatura sobre o tema.
Seu conceito, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), entidade criadora da data, corresponde ao deslocamento de pessoas para lugares diferentes em um período inferior a um ano e que não esteja vinculado à realização de trabalho ou alguma atividade econômica, remunerada ou voluntária. Isso significa que o turismo corresponde à realização de viagens temporárias para fins religiosos, de negócios e, principalmente, lazer e descanso.

Dados da OMT revelam que o fluxo turístico internacional aumentou, entre 2000 e 2010, pouco mais de 130 milhões de chegadas anuais para as mais diversas partes do planeta. A estimativa é que esse número cresça, em média, 3,3% a cada ano até 2030, quando deverá superar a marcar de 1,3 bilhão de chegadas anuais. Verifica-se que nem mesmo as crises econômicas financeiras do final da década de 2000 e início da década de 2010 tiveram impacto sobre o turismo no mundo. A tendência no Brasil, no entanto, é que o setor cresça acima da média mundial ao longo das próximas décadas.

TURISMO PAULISTA

Morungaba é uma das 70 estâncias paulistas. O Estado desenvolve uma política de fomento por meio da destinação de recursos do seu Tesouro, por meio do Fundo Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos), para municípios estâncias.
Quase R$ 1,2 bilhão foi investido em 1.461 convênios para obras e ações de interesse turístico entre 2011 e 2016. “A atividade turística é responsável por 10% do nosso PIB. Recebemos mais de 50 milhões de turistas por ano. E isso gera mais de um milhão de empregos diretos e dois milhões de empregos indiretos no Estado”, lembrou o governador Geraldo Alckmin recentemente. O turismo paulista movimenta até 56 setores da economia. (José Aparecido Miguel, diretor de Turismo, Cultura e Comunicação Social da Prefeitura da Estância Climática de Morungaba)

VÍDEO SOBRE A FEIRA DE ARTESANATO. CLIQUE NO LINK ABAIXO.


ENSAIO DE VÍDEO INSTITUCIONAL SOBRE A ESTÂNCIA DE MORUNGABA



Nenhum comentário:

Postar um comentário