sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Caminhada e feira de artesanato fazem fim-de-semana especial na Estância de Morungaba

A exposição vai até domingo, dia 10, com apresentações musicais todos os  dias.

A Estância de Morungaba, com uma Caminhada Cívica e a abertura da 11ª Feira de Artes e Artesanato, até domingo, dia 10, das 10 às 22 horas, viveu o Dia da Independência, 7 de setembro, de forma especial, com intensa participação popular, reunindo desde alunos de creches até adolescentes e adultos da cidade, além de visitantes da região. 

Pintura de Aercio Flávio Consolim

Também foi um dia de música. A quinta-feira teve apresentação da dupla Luciano Françoso, às 15h., e do Grupo d´Improviso, às 19h. Sexta-feira, dia 8, tem show musical do Grupo P@pel.Com; sábado, dia 9, às 22h, Márcio e Tchelo; e domingo, às 16h, Forró Maria Lua.

Artesanato em madeira

CAMINHADA CÍVICA


A Caminhada Cívica, com canto dos Hinos Nacional e da Independência, apresentações de dança e de música de violinos, em frente à arquibancada permanente da Rua José Frare, antecedeu a exposição aberta no CEM - Centro de Eventos de Morungaba, pelo prefeito Marquinho de Oliveira, acompanhado da primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sônia de Oliveira, e do vice-prefeito Luís Fernando Miguel e sua esposa Eliana Luvison Miguel, entre outras autoridades.
Pintura de Antônio Tadeu Jorge
A diretora municipal de Educação, Esportes e Lazer, Ivanilde Helena Spiguel Polizello, que organizou a caminhada de alunos de escolas  municipais e de uma unidade privada, destacou a importância da data e também que o povo brasileiro sempre foi e sempre será aquele que clama por liberdade e justiça. "Sabemos também que liberdade e justiça estão intimamente ligadas à educação de um povo. É através da educação, do conhecimento e da cultura que a verdadeira evolução e desenvolvimento acontecem", destacou.
Marquinho de Oliveira lembrou, em seguida, que a data é símbolo da independência deste Brasil enorme, próspero e com uma gente trabalhadora e honrada. "Sei que são muitos os problemas que permeiam nosso país, muitos os obstáculos a serem transpostos e muitas as dificuldades a serem superadas".
"Um povo cuja fé se petrificou, é um povo cuja liberdade se perdeu", ensinou Ruy Barbosa, segundo o prefeito da Estância de Morungaba. "Não deixemos, portanto, esvair a nossa fé e a nossa esperança, para que nossa liberdade não se perca", destacando sua fé em Deus e no futuro do país.
Doces famosos
EXPOSIÇÃO DE ARTES E ARTESANATO

Terminada a cerimônia cívida, todos juntos caminharam para o CEM, nas proximidades, onde foi aberta a 11ª Feira de Artes e Artesanato Estância de Morungaba. Antes de descerramento da fita de abertura da mostra, a artesã Nilsa de Souza falou em nome dos expositores, mais de 40, de diversas atividades. 
Já o diretor de Turismo, Cultura e Comunicação, José Aparecido Miguel, destacou a importância do turismo na economia, afirmando que a exposição pode ser uma referência da estância, juntamente com suas outras atrações, a exemplo do Parque Ecológico “Pedro Mineiro”, que está em obras de revitalização, de trilhas, de haras, de montanhismo, de turismo rural, de seu Cruzeiro e igrejas.
Pimentas e ervas especiais
"O turismo depende de investimento constante, continuo, permanente, para dar de volta à população seus benefícios, em riqueza e empregos. Porém, a última realização dessa feira de artes e artesanato aconteceu em 2001, há 16 anos", ressaltou.

"VILA DO ARTESÃO"

Marquinho de Oliveira, ao lado da primeira dama, do vice-prefeito e esposa, dos vereadores Antonio Salvador Marques (Toninho Motorista), Igor de Godoy, Tomás Federicci, do sargento Márcio Bartelt, comandante da Polícia Militar local, da irmã Maria (de Servas da Caridade) e de outros diretores municipais, falou dos esforços de sua administração no sentido de firmar Morungaba como estância turística.
Cachaças artesanai
Recordou que, mesmo com dificuldades, foi realizado este ano o 1º Rodeo Fest, retomando a tradição da Festa do Peão Boiadeiro. "Dentro das comemorações de aniversário da estância (junho/julho), tivemos várias apresentações culturais jamais realizadas aqui", acrescentando que, nos próximos fins de semana, após a atual exposição no CEM, haverá feira permanente de artesanato na área que se chamará "Vila do Artesão", na Praça Pedro de Camargo Neto.

PINTURAS, ARGILA, MADEIRA, CROCHÊ, CACHAÇA, DOCES...

A 11ª Feira de Artes e Artesanato Estância de Morungaba - realizada pela Prefeitura, com mais de 40 expositores -  é diversificada. Tem artesanato em pedra, pintura de guardanapo, costura criativa, cerâmica, tricô, redes, crochê, sabonete artesanal, bonecas, almofadas, arte em flores, artesanato brasileiro e indiano, artesanato em MDF (do inglês Medium Density Fiberboard ou chapa de fibra de baixa intensidade), cachaça artesanal, pimentas e ervas, pintura a óleo de artistas já destacados, a exemplo de Aercio Flávio Consolim, Antonio Tadeu Jorge, Nilza e Ricardo Tornich, além de deliciosos doces, famosos em todo o Brasil.
"É uma boa oportunidade de nossa estância atrair turistas e de incentivarmos o nossos artistas e artesãos”, comenta o prefeito Marquinho de Oliveira.
Um dos boxes é dedicado à divulgação de projetos sociais do município, em ação conjunta da Diretoria de Ação e Inclusão Social e do Fundo Social de Solidariedade.

SERVIÇO

11ª Feira de Artes e Artesanato Estância de Morungaba
De 7 a 10 de setembro de 2017.
Das 10h às 22h
Tem praça de alimentação.
Shows musicais:
Dia 7, quinta-feira - dupla Luciano Françoso, às 15h, e Grupo d´Improviso, às 19h. 
Dia 8, sexta-feira - Grupo P@pel.Com, às 22h.
Dia 9, sábado - Márcio e Tchelo, às 22h.
Dia 10, domingo - Forró Maria Lua, às 16h.
Um dos melhores climas do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário