segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Saúde abre a semana na Estância de Morungaba. Fim-de-semana teve vários eventos


Vacinação contra a febre amarela continua, às terças-feiras e 
quintas-feiras, das 7h às 15h30m.

A semana começou, na Estância de Morungaba, com atenção para a saúde da população e destaque para a campanha Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata. É a sequência de eventos do setor, que teve um sábado especial, na promoção da Feira da Saúde, que atendeu aproximadamente 320 pessoas, na vacinação contra a febre amarela e na campanha de combate à dengue.



O domingo teve a 2ª Copa Morungaba de Karatê, organizada pela Academia Dorta, apoiada pela Prefeitura e pelo Fundo Social de Solidariedade, e a Feira de Artes e Artesano, ampliada, na Praça de Camargo Neto.

PALESTRA

Novembro é mês de conscientizar os homens sobre a importância do cuidado e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Por isso, o mês é chamado de Novembro Azul.

A diretoria municipal de Saúde, por intermédio do  clínico geral Fernando Lovatto e da coordenadora do Centro de Saúde Marina Baptista Narducci, programou para o mês de novembro no Centro de Saúde, uma palestra informal, tipo bate papo,  com os homens antes das consultas clínicas, para abordar os cuidados para prevenir o câncer de próstata e a importância do diagnóstico precoce.

O médico Fernando Lovatto destacou que “a prevenção é fundamental. Os hábitos saudáveis e a rotina de consultas e exames são essenciais para todo homem”.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que mais de 1,2 milhão de novos casos de câncer de próstata ocorrem anualmente no mundo, gerando a expectativa de mais de 335 mil óbitos no mesmo período (segundo dados de 2013, que revelam aumento em relação a 2012 de 9,7% e 9,2%, respectivamente). No Brasil, a estimativa é chegar ao fim de 2017 com 61,2 mil casos novos e cerca de 13.772 óbitos. O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.
VACINAÇÃO
A Estância de Morungaba segue em campanha contra a febre amarela, embora 80% da população local já tenha se vacinado. A atenção com a prevenção é redobrada, pois já foram registrados dois casos em humanos, na vizinha cidade de Itatiba, segundo as informações da área de saúde. A vacinação contra a febre amarela continua, às terças-feiras e quintas-feiras, no Centro de Saúde, das 7 às 15h30m.
FEIRA DA SAÚDE
A Feira da Saúde é um evento do Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo), apoiado pela Prefeitura. O evento oferecereceu a cerca de 320 pessoas, gratuitamente, massagem, exame de pressão arterial, teste de forma física, exames de bioimpedância, de idade biológica, de capacidade respiratória e análise de glicose e triglicerídeos.
Participaram do evento, com a população, o prefeito Marquinho de Oliveira, da primeira dama Sônia de Oliveira, presidente do Fundo Social de Solidariedade, do vice-prefeito Luís Fernando Miguel e do diretor municipal de Saúde, José Vicente de Oliveira.
FEIRA DE ARTES E ARTESANATO
Uma nova edição da Feira de Artes e Artesanato da Estância de Morungaba foi realizada domingo, 12. Os expositores manifestaram ao prefeito Marquinho de Oliveira muito otimismo com a ampliação do público no evento, especialmente os turistas que utilizam a Rodovia Constância Cintra. SP 360, extensão da Rua Araújo Campos, que margeia a Praça Pedro de Camargo Neto, local da mostra.

O prefeito, a primeira-dama Sônia de Oliveira, presidente do Fundo Social de Solidariedade, e o vice-prefeito Luís Fernando Miguel prestigiaram a exposição, juntamente com o vereador Tiago da Costa Larangeira.









Nenhum comentário:

Postar um comentário