terça-feira, 7 de novembro de 2017

Feira de Saúde e vacinação sábado, dia 11, em Morungaba

Eventos de saúde vão divulgar, também, a campanha Novembro Azul, de prevenção do câncer de próstata. 
No dia 13, segunda-feira, haverá palestra para homens.

O Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo) promoverá na Estância de Morungaba, dia 11 de novembro, sábado, das 9h30m às 15h, na Praça João Pessoa, a Feira de Saúde, ao mesmo tempo em que a Prefeitura estimula a campanha Novembro Azul – de prevenção ao câncer de próstata – e o Centro de Saúde realiza vacinação contra a febre amarela, das 8h às 12h.
A coordenadora da feira, professora Lanny Cristina Burlandy Soares, reuniu-se recentemente com o prefeito Marquinho de Oliveira, o vice-prefeito Luís Fernando Miguel, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sônia de Oliveira, a diretora municipal de Ação e Inclusão Social, Monique Molena, a coordenadora do Departamento Municipal de Saúde, Mara Stranieri, e a coordenadora do Centro de Saúde, enfermeira Marina Baptista Narducci.
Na oportunidade, a professora pediu apoio da Prefeitura para o evento e falou sobre a importância da Feira de Saúde, promovida pelo Unasp de Engenheiro Coelho desde 2011. O evento oferecerá à população, gratuitamente, massagem, exame de pressão arterial, teste de forma física, exames de bioimpedância, de idade biológica, de capacidade respiratória e análise de glicose e triglicerídeos.
VACINAÇÃO

A Diretoria Municipal de Saúde da Estância de Morungaba realiza no mesmo sábado, dia 11, das 8 às 12 horas, vacinação contra a febre amarela. Mais de 80% da população da cidade está vacinada. Basta uma única dose para quem ainda não aplicou.
PALESTRA  E NOVEMBRO AZUL

Novembro começa com um alerta para os homens, principalmente os que têm mais de 40 anos. Este mês é dedicado à prevenção do câncer de próstata, que anualmente faz milhares de vítimas.
Assim, a Diretoria Municipal de Saúde programou para o dia 13, segunda-feira, às 7 horas, no Centro de Saúde, uma palestra sobre os cuidados com a próstata, proferida pelo clínico geral Fernando Novatto, que fará atendimento só para homens. As consultas foram agendadas.
Para mudar essa realidade, durante todo este mês, a campanha Novembro Azul está intensificando o alerta aos homens sobre o perigo da doença e a importância de procurar um médico, principalmente porque 20% dos casos são identificados em estágios avançados, segundo o noticiário sobre o tema.
A consulta a um urologista para fazer exame é fundamental. É no diagnóstico precoce que está a chance de cura.
A iniciativa da campanha, que partiu de um grupo de amigos reunidos em um bar, na Austrália - empreender uma campanha contra o câncer de próstata -, se espalhou pelo mundo e vem ajudando, em muito, a população masculina. Assim surgiu o Movember, junção entre os termos mustache (bigode, em inglês) e november, que chegou ao Brasil como Novembro Azul, no fim dos anos 2000. 
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que mais de 1,2 milhão de novos casos de câncer de próstata ocorrem anualmente no mundo, gerando a expectativa de mais de 335 mil óbitos no mesmo período (segundo dados de 2013, que revelam aumento em relação a 2012 de 9,7% e 9,2%, respectivamente). No Brasil, a estimativa é chegar ao fim de 2017 com 61,2 mil casos novos e cerca de 13.772 óbitos. O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário