sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Estância de Morungaba terá transporte metropolitano e quer o Programa Ligado da EMTU

EMTU fez a entrega de carteirinhas para transporte de passageiros especiais.

A Estância de Morungaba contará, brevemente, com sua primeira linha de transporte metropolitano, ligando a cidade a Itatiba, via EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo). Poderá receber ainda, da mesma empresa do Governo do Estado, o Programa Ligado, uma van adaptada para atender crianças e adolescentes com deficiências ou mobilidade reduzida, principalmente os alunos da Apae-Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.

As duas informações foram transmitidas pelo gerente regional da EMTU, Edson Thomáz Zilião, ao prefeito Marquinho de Oliveira, ao presidente da Câmara Municipal, Júlio César de Oliveira, a vereadores e a todos que participaram nesta sexta-feira, 17, da cerimônia de entrega das carteiras de identificação para passageiros especiais da cidade, com transporte gratuito, em iniciativa da EMTU. Ofício com a reivindicação do Programa Ligado foi entregue a Zilião.

No evento, o dirigente destacou o papel social da empresa em contribuir para a mobilidade. “Nossos programas sociais, com esta entrega de carteirinhas, nos dão uma alegria enorme. A identificação vale também para um acompanhante”.

O prefeito Marquinho de Oliveira lembrou que, com as iniciativas da EMTU, os frutos da integração da cidade na RMC (Região Metropolitana de Campinas) começam a aparecer. “A reivindicação do transporte era uma preocupação desde quando entramos na RMC, há quatro anos, época em que presidi a Câmara”, disse.

ID JOVEM

O prefeito destacou, em sua fala, outro programa social que foi implantado na estância nesta semana. É o Programa ID Jovem, realizado no Bairro do Brumado, que garante, para pessoas de 15 a 29 anos, com renda familiar de até dois salários mínimo, meia entrada em cinema, teatro, shows e eventos esportivos, duas vagas gratuitas em viagens interestaduais e duas vagas com 50% de desconto nas mesmas viagens.

Júlio César de Moraes presidiu a entrega de 36 carteiras de identificação para passageiros especiais, em mesa formada por ele, os vereadores Antonio Carlos Pellisson de Oliveira (Pituca), Antonio Salvador Marques (Toninho Motorista), Richard Ishicava , o prefeito Marquinho de Oliveira, o vice-prefeito Luís Fernando Miguel, Edson Thomaz Zilião, Sidneia dos Santos, da área dedicada pela EMTU a pessoas com deficiência e Nelson Koki, representando o deputado estadual Edmir Chedid. (Os demais vereadores justificaram suas ausências.)

A primeira dama Sônia de Oliveira, presidente do Fundo Social de Solidariedade, participou da entrega de carteirinhas, ao lado de outros convidados e diretores da Prefeitura.

APRESENTAÇÃO MUSICAL

Antes da entrega, houve apresentação musical de alunos da APAE, que tem direção geral de Denise de Favari Leardini Magnusson. A aluna Paula da Silva Oliveira, que liderou os cantos, também tocou gaita no evento.

O presidente da Câmara Municipal afirmou que a conquista do benefício deve ser atribuída a um trabalho de equipe, lembrando nominalmente o apoio que recebeu de funcionários da casa legislativa e da Prefeitura. “São as primeiras carteirinhas, que vão beneficiar também outras pessoas que se inscreverem no programa”, explicou.

O prefeito Marquinho de Oliveira fez a entrega do primeiro documento e também o encerramento da distribuição do benefício da EMTU.













quinta-feira, 16 de novembro de 2017

"Venha viver o encanto do Natal na Estância de Morungaba"

O convite é feito pela Prefeitura. Programação, com uma série de atrações semanais, vai de 25 de novembro até a véspera de Natal.

Luzes, Papai Noel, neve, orquestras, violeiros, jazz, dança, musical e coral são algumas das atrações que a Estância de Morungaba oferece à sua população e aos turistas, de 25 de novembro, na próxima semana, até 24 de dezembro. É a programação do Natal Encantado 2017, destacada pelo prefeito Marquinho de Oliveira e pela primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sônia de Oliveira, com o convite da Prefeitura para que você “venha viver o encanto do Natal na Estância de Morungaba”.

“É um mês de alto astral, que culmina com a festa do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. Nosso evento carrega uma mensagem de paz, agrada às crianças, anima a todos nós, que torcemos por um ano novo melhor. Comemoremos, então!”, afirma o prefeito.

Veja a programação, aberta com o acendimento das luzes de Natal dia 25 de novembro, chegada do Papai Noel, banda e abertura da Casa do Papai Noel, na Praça dos Italianos. Leia a programação detalhada abaixo.



PROGRAMAÇÃO 8º NATAL ENCANTADO DE MORUNGABA
De 25 DE NOVEMBRO a 24 DE DEZEMBRO DE 2017.

25 NOV (sábado) ACENDIMENTO DAS “LUZES DE NATAL”
Participação da Banda Marcial “FAMACHI” –
Escola Chico Peroba - Itatiba
Regência: Marco Antônio Camargo
Praça dos Italianos – 20h
CHEGADA DO PAPAI NOEL de trenó e
ABERTURA DA CASA DO PAPAI NOEL -
com muita NEVE
Praça dos Italianos – 20h30m

26 NOV (domingo) ORQUESTRA PRELÚDIO SUZUKI
Regência: Ricardo Soares
ORQUESTRA DE CÂMARA SUZUKI
Regência: Rafael dos Santos
Teatro Municipal “Fioravante Frare”
Praça dos Italianos – 17h

1º DEZ (sexta-feira) CORAL DE ANGOLANOS DO UNASP (Centro                                                                                    Universitário Adventista de São de S. Paulo)                                                
                        Teatro Municipal “Fioravante Frare”
                        Praça dos Italianos – 20h

2 DEZ (sábado) ORQUESTRA DE VIOLEIROS DE PEDREIRA
Tema: “Cultura Caipira”
Regência: Claudinho Cassiani
Praça João Pessoa – 20h30m

3 DEZ (domingo) ORQUESTRA DE VIOLA CAIPIRA DE
PIRACAIA
Tema: “Clássicos Sertanejos”
Regência: Jander José de Oliveira
Praça João Pessoa – 20h30m


8 DEZ (sexta-feira) CABARETO JAZZ BAND - CAMPINAS
Regência: Luca Alves 
Praça João Pessoa  - 20h

9 DEZ (sábado) CORAL DA IGREJA BATISTA ADONAI DE
“OSASCO”
Tema “Experiência com Deus”
Regência: Danniel
Teatro Municipal “Fioravante Frare”
Praça dos Italianos – 19h30m

10 DEZ (domingo) Tema: “ANOS 80” STUDIO AG
Teatro Municipal “Fioravante Frare”
Praça dos Italianos – 19h

15 DEZ (sexta-feira) MUSICAL “O SIM DE MARIA”
Texto: Aninha Faccioni
Direção Geral: Ciça Baradel
Projeto da Diretoria de Ação e Inclusão Social
Professores: Ballet: Alessandra Gritti – Música
e Lutheria: Professor Negrão – Canto: Ciça
Baradel - Teatro: Angélica Peixoto
Solistas: Andressa Guttner - Daiane Dalbello – Kátia
Franco e Léo Guiilhony
Teatro Municipal “Fioravante Frare”
Praça dos Italianos – 20h30m

16 DEZ (sábado) ORQUESTRA DE CORDAS DO PROJETO “MÚSICA E LUTHERIA” DE MORUNGABA
Tema: “Natal”
Regência: Maestro Professor Negrão
Teatro Municipal “Fioravante Frare”
Praça dos Italianos – 20h30m

17 DEZ (domingo) Tema: “CINEMA” do Projeto da Diretoria
de Ação e Inclusão Social – Dança, teatro e
capoeira
Professores: Alessandra Gritti – Angélica
Peixoto - Felipe Dantas - Giovanna Gritti – Jorge
Marreta - Luã Lopes – Moisés Aflitos
Teatro Municipal “Fioravante Frare”
Praça dos Italianos – 16h

22 DEZ (sexta-feira) MUSICAL “O SIM DE MARIA”
Texto: Aninha Faccioni
Direção Geral: Ciça Baradel
Projeto da Diretoria de Ação e Inclusão
Social: Professores: Ballet: Alessandra Gritti –
Música e Lutheria: Professor Negrão – Canto:
Ciça Baradel - Teatro: Angélica Peixoto
Solistas: Andressa Guttner - Daiane Dalbello – Kátia
Franco - Léo Guiilhony
Teatro Municipal “Fioravante Frare”
Praça dos Italianos – 20h30m

23 DEZ (sábado) Desfile de do 8º Natal Encantado, com os bonecos de Natal
Saindo da Praça João Pessoa até a Praça dos
Italianos – 20h
Participação da Banda Marcial “FAMACHI” –
Escola Chico Peroba - Itatiba
Regência: Marco Antônio Camargo
Papai Noel “Beto Cecon” e seus veículos

Casa do Papai Noel
Aberta de 25 de novembro a 24 de dezembro.

Local: Praça dos Italianos - Das 18h às 21h.

quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Justiça Eleitoral regulariza títulos na Estância de Morungaba

Desta quinta-feira, dia 16, até 1º de dezembro, a Justiça Eleitoral estará realizando serviços de regularização, transferência e registron de biometria na Câmara Municipal da Estância de Morungaba, de segunda a sexta-feira das 12h às 18h. A informação é divulgada pelo presidente da Câmara, Júlio César de Moraes.



Quem deseja regularizar sua situação na Justiça Eleitoral deve comparecer na Câmara Municipal com RG (Carteira de Identidade), CPF, Título de Eleitor e comprovante de residência. Jovens de 18 anos deverão apresentar também  o Certificado de Alistamento Militar. Os serviços serão realizados no subsolo da Câmara.

Começa a Escola de Beleza, para gerar emprego e renda

O Fundo Social de Solidariedade da Estância de Morungaba, com o apoio da Prefeitura, iniciou o o curso de assistente de cabeleireiro, para capacitar e gerar renda aos seus participantes. É a Escola de Beleza, realizada em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de S. Paulo. 
O curso tem duração de 80 horas, com carga horária de 3 horas, com duas turmas, pela manhã e à noite, às segundas-feiras, terças e quartas-feiras, informa a presidente do Fundo e primeira dama Sônia de Oliveira, que acompanhou a abertura da atividade segunda-feira, dia 13, ao lado do prefeito Marquinho de Oliveira. 
A Escola da Beleza é destinada às pessoas com mais de 16 anos. "É uma oportunidade de formação profissional, que contribui para a geração de emprego e renda para as pessoas e suas famílias", destaca o prefeito.





REPERCUSSÃO NO JORNAL DO PSD - 16/11/2017

http://psd-sp.org.br/noticia/escola-de-beleza-gera-emprego-e-renda/

terça-feira, 14 de novembro de 2017

ID Jovem traz para a Estância de Morungaba vantagens na palma da mão

Iniciativa, realizada a pedido do prefeito Marquinho de Oliveira, permite mais acesso a transporte, cultura, esporte e lazer.
Dezenas de jovens da Estância de Morungaba terão vantagens na palma da mão, após se inscreverem no Programa ID Jovem, realizado no Bairro do Brumado, que lhes garante meia entrada em cinema, teatro, shows e eventos esportivos, duas vagas gratuitas em viagens interestaduais e duas vagas com 50% de desconto nas mesmas viagens.
A pedido do prefeito Marquinho de Oliveira, a Caravana ID Jovem instalou-se em Morungaba terça-feira à tarde, num evento realizado no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), no Bairro do Brumado, onde aconteceram também exibições de karatê, capoeira, balé e jiu-jtsu, acompanhadas pela primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sônia de Oliveira, diretores da Prefeitura, vereador Luís Carlos Lima (Carlinhos Cabeleireiro) e Tomás Federicci. Ainda no CRAS, Marquinho de Oliveira visitou salas de cursos e o Projeto Música e “Lutheria”.
Antes do evento, o prefeito recebeu, em seu gabinete Fábio Antunes, coordenador regional programa, juntamente com Wandemberg Marques, assistente do deputado federal Roberto Alves, que participaram da Caravana ID Jovem.
Para participar do ID Jovem, é preciso ter de 15 a 29 anos, renda familiar de até dois salários mínimos e NIS (Número de Identificação Social, em cadastro único atualizado). Quem não tiver NIS, deve se dirigir ao CRAS, com seus documentos de identificação.
Para gerar sua ID (Identidade) Jovem, é preciso baixar, via internet, o aplicativo “ID JOVEM”, informar o número do seu NIS, nome, data de nascimento e nome da mãe, ou então acessar o site da Caixa Econômica Federal, www.caixa.gov.br, e preencher com as informações pessoais.

O programa é realizado pelo Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional da Juventude e pela Secretaria de Governo, com a cooperação da Unesco - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.


















segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Saúde abre a semana na Estância de Morungaba. Fim-de-semana teve vários eventos


Vacinação contra a febre amarela continua, às terças-feiras e 
quintas-feiras, das 7h às 15h30m.

A semana começou, na Estância de Morungaba, com atenção para a saúde da população e destaque para a campanha Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata. É a sequência de eventos do setor, que teve um sábado especial, na promoção da Feira da Saúde, que atendeu aproximadamente 320 pessoas, na vacinação contra a febre amarela e na campanha de combate à dengue.



O domingo teve a 2ª Copa Morungaba de Karatê, organizada pela Academia Dorta, apoiada pela Prefeitura e pelo Fundo Social de Solidariedade, e a Feira de Artes e Artesano, ampliada, na Praça de Camargo Neto.

PALESTRA

Novembro é mês de conscientizar os homens sobre a importância do cuidado e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Por isso, o mês é chamado de Novembro Azul.

A diretoria municipal de Saúde, por intermédio do  clínico geral Fernando Lovatto e da coordenadora do Centro de Saúde Marina Baptista Narducci, programou para o mês de novembro no Centro de Saúde, uma palestra informal, tipo bate papo,  com os homens antes das consultas clínicas, para abordar os cuidados para prevenir o câncer de próstata e a importância do diagnóstico precoce.

O médico Fernando Lovatto destacou que “a prevenção é fundamental. Os hábitos saudáveis e a rotina de consultas e exames são essenciais para todo homem”.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que mais de 1,2 milhão de novos casos de câncer de próstata ocorrem anualmente no mundo, gerando a expectativa de mais de 335 mil óbitos no mesmo período (segundo dados de 2013, que revelam aumento em relação a 2012 de 9,7% e 9,2%, respectivamente). No Brasil, a estimativa é chegar ao fim de 2017 com 61,2 mil casos novos e cerca de 13.772 óbitos. O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.
VACINAÇÃO
A Estância de Morungaba segue em campanha contra a febre amarela, embora 80% da população local já tenha se vacinado. A atenção com a prevenção é redobrada, pois já foram registrados dois casos em humanos, na vizinha cidade de Itatiba, segundo as informações da área de saúde. A vacinação contra a febre amarela continua, às terças-feiras e quintas-feiras, no Centro de Saúde, das 7 às 15h30m.
FEIRA DA SAÚDE
A Feira da Saúde é um evento do Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo), apoiado pela Prefeitura. O evento oferecereceu a cerca de 320 pessoas, gratuitamente, massagem, exame de pressão arterial, teste de forma física, exames de bioimpedância, de idade biológica, de capacidade respiratória e análise de glicose e triglicerídeos.
Participaram do evento, com a população, o prefeito Marquinho de Oliveira, da primeira dama Sônia de Oliveira, presidente do Fundo Social de Solidariedade, do vice-prefeito Luís Fernando Miguel e do diretor municipal de Saúde, José Vicente de Oliveira.
FEIRA DE ARTES E ARTESANATO
Uma nova edição da Feira de Artes e Artesanato da Estância de Morungaba foi realizada domingo, 12. Os expositores manifestaram ao prefeito Marquinho de Oliveira muito otimismo com a ampliação do público no evento, especialmente os turistas que utilizam a Rodovia Constância Cintra. SP 360, extensão da Rua Araújo Campos, que margeia a Praça Pedro de Camargo Neto, local da mostra.

O prefeito, a primeira-dama Sônia de Oliveira, presidente do Fundo Social de Solidariedade, e o vice-prefeito Luís Fernando Miguel prestigiaram a exposição, juntamente com o vereador Tiago da Costa Larangeira.









Copa de karatê reúne 13 cidades e 180 atletas na Estância de Morungaba

COPA DE KARATÊ REÚNE
13 CIDADES E 180 ATLETAS
NA ESTÂNCIA DE MORUNGABA

Prefeito Marquinho de Oliveira destacou a importância da prática de esportes.

A 2ª Copa Morungaba de Karatê, realizada domingo, 12, no Ginásio Municipal “Luiz Seraphim”, teve a participação de aproximadamente 180 atletas, de iniciantes a graduados – 18 da estância –, representando 13 cidades – São Paulo, Jundiaí, Campinas, Amparo, Vinhedo, Itapira, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista, Itupeva, Serra Negra, Americana, Santa Bárbara d´Oeste, além de Morungaba.

É importante incentivar as práticas esportivas, pois cada um real investido no esporte, temos um retorno de cinco reais que deixamos de gastar na área de saúde. O esporte é uma das melhores formas de prevenção às doenças e isso nós estamos apoiando”, afirmou o prefeito Marquinho de Oliveira, que participou da abertura da copa, ao lado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade,  Sônia de Oliveira, e do vice-prefeito Luís Fernando Miguel.

“É muito importante para nós, que focamos no turismo, ter um evento deste porte, atraindo um bom público da cidade e visitantes de diferentes lugares, fato que traz divulgação positiva para a Estância de Morungaba”, comentou, depois.

A competição foi promovida pela Academia Dorta, que tem o apoio da Prefeitura e do Fundo Social de Solidariedade.  Acompanharam a disputa – vencida pela equipe “Punho do Tigre”, de São Paulo, o mestre Pedro Ochiro, da Federação Paulista de Karatê, e o delegado regional da entidade, Gilson Gomes, segundo Luizinho Dorta, da Academia Dorta.

CLASSIFICAÇÃO

A equipe de Morungaba ficou em sexto lugar entre as 15 participantes de 13 cidades. Depois da campeã “Punho do Tigre” (237 pontos), aparecem “Aposte”, de Jundiaí (164 pontos),  “Do Jô Pinheiro”, de Campinas (160), “Projeto Futuro”, de Várzea Paulista (137), “Subaru”, de Itupeva (100), “Dorta”, de Morungaba (98), “Cadetes”, de Campinas (91), “Serrana”, de Serra Negra (83), “Dias”, de Americana (83), “Projeto Educando”, de Santa Bárbara d´Oeste (64), “Amparo”, da cidade do mesmo nome (50), “Budo Em”, de Vinhedo (47), “Kombat”, de Itapira (24), “Projeto Educando”, de Campinas (10 pontos), e “Ken Yu”, de Campo Limpo Paulista (zero ponto).







sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Plano Diretor de Morungaba - Preparando-se para os próximos 10 anos

Prefeito Marquinho de Oliveira fala aos participantes da audiência
A população da Estância de Morungaba começou a definir quinta-feira, 9, o que quer para o município nos próximos dez anos, ao fazer o novo Plano Diretor da cidade. Por quase 3 horas, atendendo a convites amplamente divulgados, grupo de autoridades e moradores estiveram reunidos em audiência pública na Prefeitura, das 19h às 21h45m.
A elaboração do documento, que depois será apreciado pela Câmara Municipal, é gratuita. É preparado pela Alto Uruguai Engenharia e Planejamento de Cidades, a pedido da Mata de Santa Genebra Transmissão S/A, por exigência de acordo com a área de meio ambiente, considerando-se o impacto da instalação de linhas de energia que passam por 70 municípios, a exemplo de Morungaba.
Definindo sugestões
Na abertura do encontro, o prefeito Marquinho de Oliveira disse que o Plano Diretor Municipal teria de ser revisto em 2016, o que a administração passada não fez. “Esta audiência pública é muito importante, deveria estar lotada de cidadãos, pois o plano interessa a toda população”, afirmou, destacando que outras reuniões sobre o assunto serão realizadas.
Maycon Pedott e Jackson Bólico, que apresentaram o projeto, pela Alto Uruguai, reforçaram a declaração do prefeito sobre a importância do plano, que vai organizar o crescimento e o funcionamento da cidade nos próximos anos.
Grupo de discussão
Depois da apresentação do projeto, os presentes foram divididos em dois grupos, com participação do prefeito Marquinho de Oliveira e o vice-prefeito Luís Fernando Miguel e dos vereadores Antonio Salvador Marques (Toninho Motorista) e Tomás Federicci, além de diretores municipais e convidados.

SUGESTÕES

Exposição de sugestões de grupo de discussão do Plano Diretor
Um grupo debateu e fez sugestões de potenciais e eventuais deficiências do município nas áreas de uso do espaço urbano, habitação, mobilidade e acessibilidade.
Outro grupo tratou de qualidade de vida e empregos, lazer, turismo e cultura, meio ambiente e sustentabilidade. Assim surgiram, por exemplo, propostas de maior qualificação de empregos na cidade e de capacitação de profissionais e guias de turismo, bem como a preocupação com a demanda de estacionamento de veículos no centro da cidade.
O projeto do Plano Diretor do Município revela que a frota de automóveis da Estância de Morungaba é de 5.653 veículos, conforme dados de 2016. O número de motocicletas, pelo mesmo levantamento é de 1.455.
Participantes do encontro, reunidos.

QUALIDADE DE VIDA

O último levantamento do IDH-M (Índice de Desenvolvimento Humano-Médio), pontuado de 0 a 10, mostra que este cenário da estância, com 0,715 pontos, é positivo entre os municípios brasileiros. O do Estado é de 0,783 e o do Brasil, 0,727.
Na mortalidade infantil, a Estância de Morungaba registra 5,46 mortos para cada mil nascidos vivos, índice abaixo do máximo sugerido como aceitável pela Organização Mundial de Saúde (10 por mil). O do Estado de São Paulo supera a marca, com 11,5 mortos por mil nascidos vivos); o índice no Brasil é de 12,9 por mil.