terça-feira, 11 de abril de 2017

Semana Santa em Morungaba: encenação da Paixão de Cristo

Programação, divulgada pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, é tradicional e atrai visitantes para a estância. Conheça todos os eventos da semana, a exemplo da Via-Sacra ao Cruzeiro e do Tríduo Pascal.

A Paróquia Imaculada Conceição, da Estância Climática de Morungaba, vêm preparando uma programação intensa nesta Semana Santa. Há missas diárias até domingo, dia 16 de abril. Na sexta-feira, dia 14, haverá Via-Sacra ao Santo Cruzeiro, no início do dia, às 6 horas, Adoração da Santa Cruz, às 15 horas, e encenação da Paixão e Morte de Jesus, às 19 horas, na Praça dos Italianos, seguida de procissão do corpo de Cristo, segundo programação divulgada pela paróquia.

Além do pároco, padre Vitório Gomes de Moraes, a cidade irá receber missionários estigmatinos, redentoristas e rogacionistas. As atividades irão ocorrer em cinco comunidades, sendo três da área urbana (Centro, Parque das Estâncias e Brumado) e duas comunidades da área rural (Feital e Silvas).
Padre Vitório convida os fiéis católicos a refletir espiritualmente e colocar em prática a fé cristã durante a semana mais importante do ano litúrgico. "Com a quaresma, os fiéis são convidados a se preparar para celebrar os mistérios da morte e ressurreição de Jesus Cristo. Os cristãos são chamados à prática de jejum, oração, do silêncio, caridade e busca de penitência".

Cruzeiro, na Estância Climática de Morungaba

A Semana Santa traz simbologias e ritos que recordam toda a trajetória de Jesus até a sua crucificação e ressurreição, informa a igreja. Inicia-se no domingo, com a entrada de Jesus a Jerusalém, onde os fiéis carregam ramos, imitando o gesto do povo de Jerusalém, que proclamava que “Jesus é o único mestre e Senhor”. Neste dia aconteceu a missa e a benção de ramos em todas as comunidades. Segunda-feira (10), as comunidades realizaram a Via Sacra nos bairros da cidade, com quadros vivos, remetendo ao tema da Campanha da Fraternidade - 2017: Fraternidade - Biomas Brasileiros e Defesa a Vida. Terça-feira (11), aconteceu a tradicional procissão do encontro. Na quarta-feira (12), Missa da Saúde na Igreja Matriz, com a participação de todas as comunidades, e à noite, na Catedral de Bragança Paulista haverá a Missa dos Santos Óleos, onde o bispo abençoa os óleos que são usados nos sacramentos da Crisma, Batismo e Enfermos.

Na ocasião os padres fazem a renovação do compromisso e chamado de ordenação. Ainda na quarta-feira, as comunidades realizam a Celebração da Penitência. De quinta-feira a sábado, dia 15, celebra-se o Tríduo Pascal, iniciando-se com a Missa de Lava-pés às 20 horas na Igreja Matriz, e nas demais comunidade às 19h30.

A missa recorda a última ceia e a Instituição da Eucaristia, onde Cristo, em gesto de humildade e serviço, lava os pés dos discípulos. Sexta-feira (14), a programação começa às 6 horas com Via-Sacra até o Santo Cruzeiro; às 15 horas, as comunidades celebram a Adoração da Santa Cruz e, às 19 horas, será realizada a encenação da Paixão e Morte de Jesus, na Praça dos Italianos, com a procissão de Cristo Morto pelas ruas da cidade.

No sábado (15), o sábado da alegria, a grande Vigília Pascal, terá inicio às 20 horas nas comunidades da área urbana e às 19h30 nas comunidades rurais. A programação termina no domingo (16 de abril), com a Missa de Páscoa em todas as comunidades e, às 18 horas, Missa e Encenação da Ressurreição na Igreja Matriz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário