segunda-feira, 10 de abril de 2017

Gestão 2017-2020 - 100 dias, recolocando a Estância de Morungaba nos trilhos

Prefeito da estância apresenta balanço da gestão 2017-2020, revela muitas realizações e começa a por em prática o que planejou para administração. A festa de 129 anos do município, em junho, já é preparada, com destaque para o 1º Morungaba Rodeo Fest.

“Todo início de administração municipal, tradicionalmente, é difícil. Há um tempo natural de adaptação da nova gestão e sua equipe. Na Estância Turística de Morungaba, nossas dificuldades iniciais aumentaram, com herança de várias dívidas, problemas de manutenção e de limpeza de escolas e calçadas, desperdício em contas de água etc. Aos 100 dias, com o esforço de todos nós, funcionários e equipe de administração, com a colaboração da população, que exemplarmente participou de mutirões de limpeza, estamos superando os problemas iniciais e recolocando a cidade nos trilhos. Mesmo assim, é provável que tenhamos dificuldades futuras, diante de queda de arrecadação na maioria das atividades econômicas do Brasil, fato que aflige todos os municípios”.

É assim que o prefeito Marquinho de Oliveira, de posse dos relatórios de atividades de 100 dias da gestão 2017-2020, completados segunda-feira, 10 de abril, resume seu início de governo. Na mesma data, a Prefeitura inicia uma “operação tapa-buracos”, utilizando asfalto quente. Semana passada, a Prefeitura iniciou campanha de vacinação preventiva contra a febre amarela e aplicou “fumacê” (inseticida) em todos os bairros da cidade, para espantar pernilongos e insetos transmissores de doenças.

Marquinho e Sônia de Oliveira, Fernando e Eliana no Centro de Referência do Idoso
“Já fizemos muita coisa em todas as áreas. No final de março, por exemplo, conseguimos R$ 600 mil em recursos para a saúde e pavimentação. No início de abril, recebemos a notícia de que o Ministério da Saúde vai contemplar Morungaba com a construção de uma unidade própria do CAPS - Centro de Atenção Psicossocial sobre Álcool e Drogas, que atualmente funciona em prédio alugado pela Prefeitura”, comenta Marquinho de Oliveira.

O prefeito da estância enaltece o trabalho de  toda de sua equipe e destaca também as diversas ações do Fundo Social de Solidariedade, presidido por Sônia de Oliveira, sua mulher. “A administração recebeu o Fundo praticamente esvaziado. Sônia, então, fez eventos de arrecadação de alimentos, como a apresentação de filmes para as crianças em férias escolares, no  Teatro Municipal “Fioravante Frare”. O evento que marcou o Dia Internacional das Mulheres teve amplo destaque.

1º MORUNGABA RODEO FEST

Marquinho de Oliveira lamenta que, em dificuldades financeiras, a Prefeitura teve de cancelar eventual patrocínio do Carnaval 2017 em Morungaba.

“Mas vamos fazer um belo espetáculo, em junho/julho, durante as comemorações dos 129 anos do município. Vamos ter o 1º Morungaba Rodeo Fest, a nossa 29ª Festa do Peão de Boiadeiro, acompanhada de uma programação diversificada de eventos. Por isso mesmo, e pelo nosso destacado clima, estamos dedicando forte atenção ao desenvolvimento turístico da estância, com diversas ações, a exemplo da revitalização e adequação de segurança no Parque Ecológico “Pedro Mineiro”, fechado temporariamente”.

Prefeito, em reunião com Gilberto Kassab, pediu a implantação do
projeto "Cidade Inteligente" na estância.
Marquinho de Oliveira lamenta também a ocorrência recente de ataque de grupos que explodiram e assaltaram, em abril, os caixas do Banco do Brasil e do posto de atendimento do Bradesco, existente na Prefeitura. As bombas derrubaram também uma parede que separava o posto da Diretoria Municipal  de Obras e Serviços.

Já no dia do assalto, um sábado, a administração municipal providenciou a limpeza das áreas atingidas, e fez consertos de emergência. “Agimos rapidamente até para tranquilizar a população, muito assustada com a ação, recorda o prefeito Marquinho de Oliveira, que pediu, já em março, o aumento do efetivo de policiais militares, de nove para onze. Nossas câmaras de monitoramento contribuíram com a investigação policial sobre o ataque”, afirma.

O prefeito da estância enfatiza, ainda, sobre os 100 dias de governo, a adesão do município ao Cismetro - Consórcio Intermunicipal de Saúde na Região Metropolitana de Campinas - Norte, parceria firmada com a finalidade de realizar ações conjuntas em saúde, fomentando qualidade e agilidade aos serviços públicos prestados à população. O Cismetro cria a possibilidade de contratação de mais médicos e profissionais. “Também colocamos em implantação uma reforma administrativa, que dê eficiência à Prefeitura, e reorganizamos o sistema educacional da estância”.

CASAS POPULARES

O prefeito e o vice-prefeito Luís Fernando Miguel estão empenhados também em regularizar o Distrito Industrial e acompanham atentamente a liberação da construção de 204 novas casas populares em Morungaba – obras que dependem de recursos do Governo do Estado.

Marquinho de Oliveira acrescenta que a estância tem participado ativamente de encontros no Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas – CDRMC, do Circuito das Frutas e da Aprecesp - Associação das Prefeituras das Cidades Estâncias do Estado de São Paulo, para garantir apoio político e financeiro para a cidade.

O importante, na opinião do prefeito, é que agora a administração municipal tem conhecimento de toda a situação financeira e organizacional da Prefeitura.  “Já vamos começar a colocar em prática aquilo que planejamos para a nossa estância”.

Marquinho de Oliveira disse mais, ao fazer um balanço dos 100 dias da gestão (2017-2020):

“Tenho ido atrás de recursos no Governo do Estado e em Brasília; tenho feito encontros para atrair empresas para nosso município, gerando desenvolvimento, empregos e renda para a população. Afinal, como dissemos no primeiro dia de mandato “Somos todos Morungaba” e vamos construir, juntos, o nosso futuro”.

SAÚDE REESTRUTURADA

Todos os relatórios de 100 dias de cada diretoria municipal têm muitas ações e destaques. Assim, resumidamente, houve reestruturação nos setores de saúde e a adesão ao Cismetro - Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas, para contratação de especialidades e profissionais.

Deputado federal Ricardo Izar, ministro Ricardo Barros (Saúde) e Marquinho de Oliveira
Na área de educação e esportes, foram sanados vários problemas de espaço físico, recursos humanos e materiais das escolas, problemas encontrados no início do ano. Foi implantado o curso de Logística da ETEC (Escola Técnica). O Departamento de Esportes da Prefeitura implantou, por exemplo, as Escolinhas de Esportes, com 190 participantes aproximadamente, entre crianças e adolescentes.

REVISÃO DE CONTRATOS

A estância, na Administração e Finanças, fez revisão de contratos de prestação de serviços de terceiros, com rescisão de alguns, como no caso da terceirização da merenda escolar. Substituiu contratos por outros, de valores inferiores e com  o  mesmo serviço executado.

A Diretoria de Turismo e Cultura, que responde também pela Comunicação Social, tratou de apoio de organização,  com o Senac (Serviço Social do Comércio), para realização de um dia de eventos de arte na Praça dos Italianos, em abril. Contatou ainda o Instituto de Artes da Unicamp para eventual montagem de programação musical gratuita em Morungaba, além de divulgar a estância nas redes sociais e na distribuição de aproximadamente 110 textos, fotos e vídeos sobre notícias locais da administração.
Prefeito de Morungaba conversa com o ministro de Turismo, Max Beltrão
DISTRITO INDUSTRIAL

O processo de regularização do Distrito Industrial de Morungaba foi uma das várias iniciativas da Diretoria de Meio Ambiente da Prefeitura. Já a Diretoria de Obras e Serviços cuidou da obra de ampliação da Unidade Básica de Saúde “Georgina Fares S. Attar”, entre outras atividades. “São exemplos de trabalhos. Vamos fazer muito mais”, comemora Marquinho de Oliveira.

FOTOS

Nas fotos de arquivo, o prefeito da Estância de Morungaba, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sônia de Oliveira, o vice-prefeito Luís Fernando Miguel e Eliana Luvizon Miguel, em reunião no Centro de Referência do Idoso; Marquinho de Oliveira em encontros com os ministros Gilberto Kassab (Ciência Tecnologia e Inovação), Ricardo Barros (Saúde) e Max Beltrão (Turismo).

RELATÓRIOS DETALHADOS - CLIQUE NO LINK ABAIXO.

http://morungaba.sp.gov.br/secretarias/diretoria-de-administracao/noticias/gestao-2017-2020-100-dias-recolocando-a-estancia-de-morungaba-nos-trilhos/195#.WOtR0vkrLIU

Nenhum comentário:

Postar um comentário