sábado, 29 de abril de 2017

1º de Maio - Estância de Morungaba homenageia trabalhadores

Os trabalhadores e suas famílias serão homenageados, na Estância Climática de Morungaba, com uma série de eventos no feriado de 1º de Maio, segunda-feira, das 10 às 19 horas, na Praça dos Italianos.

“Quero cumprimentar, assim, todos os trabalhadores, a exemplo dos funcionários da Prefeitura, que lutam, honesta e diariamente por uma vida digna para si mesmo e seus familiares. O cumprimento é mais justo ainda, diante das dificuldades econômicas que o Brasil vive e que reflete em todas as áreas e em cada um dos brasileiros. Nossa torcida e nosso trabalho são dedicados a construirmos, juntos, um novo amanhã”, afirma o prefeito Marquinho de Oliveira.

A comemoração do Dia do Trabalhador, das 10 horas às 16 horas, terá, gratuitamente, brinquedos infláveis, “pula pula”, mini-tobogã, pipoca e algodão doce. Das 10 horas às 12 horas, haverá sessão de “pintura de rosto” e, das 13 horas às 14 horas, alongamento. Das 14 horas às 15 horas, o evento terá apresentação de capoeira. A programação será completada com música, nas apresentações do cantor Léo Guiilhony, às 15 horas, e da dupla sertaneja Marchesan & Luciano, às 17 horas. A área de alimentação estará funcionando no feriado de 1º de Maio.

DIA DO TRABALHADOR

O Dia do Trabalhador, Dia do Trabalho ou Dia Internacional dos Trabalhadores é celebrado anualmente no dia 1º de maio em numerosos países do mundo, sendo feriado no Brasil, em Portugal, Angola, Moçambique e outros países. No calendário litúrgico celebra-se a memória de São José Operário por tratar-se do santo padroeiro dos trabalhadores, escreve a Wikipédia. Em 1886, realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago, nos Estados Unidos.
Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de milhares de pessoas. 

Apesar de até hoje os estadunidenses se negarem a reconhecer essa data como sendo o Dia do Trabalhador, em 1890 a luta dos trabalhadores conseguiu que o Congresso aprovasse que a jornada de trabalho fosse reduzida de 16 para 8 horas diárias.

No Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em 26 de setembro de 1924 que tornou-se oficial, após a criação do decreto nº 4.859, do então presidente Arthur da Silva Bernardes. Neste decreto, Arthur Bernardes estabeleceu a data como feriado nacional, que deveria ser destinado à comemoração dos mártires do trabalho e confraternização das classes operárias. Nas décadas de 1930 e 1940, o presidente Getúlio Vargas passou a utilizar a data para divulgar a criação de leis e benefícios trabalhistas. O Brasil, na atualidade, debate a flexibilização das leis trabalhistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário