temas de reunião da RMC
na Estância de Morungaba
O programa “Saúde em Ação” do Governo do Estado, em parceria com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), o “Reconecta” e o Interact-Bio, em defesa do meio ambiente e da sustentabilidade das cidades, as ações de políticas públicas do Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, foram alguns temas da 187ª reunião do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano, da Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp), realizada na manhã de terça-feira, 15 de agosto, na Estância Climática de Morungaba.
No evento, organizado pelo Fundo Social de Solidariedade no Clube de Campo Morungabense, os prefeitos, vice-prefeitos, diretores e secretários municipais, vereadores e assessores dos 20 municípios que formam a RMC – Região Metropolitana de Campinas, foram recebidos pelo prefeito Marquinho de Oliveira, pelo vice-prefeito Luís Fernando Miguel e pela primeira dama Sônia de Oliveira ao som da Orquestra de Cordas do Projeto Música e Lutheria, regida pelo professor Negrão.
Todos os integrantes do Conselho de Desenvolvimento foram presenteados com produtos do comércio da Estância de Morungaba, a exemplo de doces, pimentas e ervas.O presidente dos Correios, ex-deputado federal Guilherme Campos Júnior, também veio ao encontro.
Mesa de trabalhos da reunião da Agemcamp |
São R$ 268 milhões para investimentos em 75 obras na área de atenção básica de saúde, ação que já vem, gradativamente, dando resultados positivos na assistência médica, a exemplo de redução de filas. Das obras citadas – 156 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em construção, por exemplo -, a nova da Estância de Morungaba, no Jardim Ana, será inaugurada em janeiro de 2018.
Orquestra de cordas do Projeto Música e Lutheria, da Estância de Morungaba, tocou para recepcionar os parfticipantes do evento |
MEIO AMBIENTE
O secretário municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS) de Campinas, Rogério Menezes, e o secretário-executivo do ICLEI (Local Governments for Sustainability - associação mundial de governos locais dedicados ao desenvolvimento sustentável) América do Sul , Rodrigo Perpétuo, apresentaram aa participação da Região Metropolitana de Campinas no projeto Interact-Bio: Ação Integrada pela Biodiversidade como Região Modelo.
O Interact-Bio é um projeto financiado pelo Ministério Federal Alemão do Meio Ambiente, Conservação da Natureza, Construção e Segurança Nuclear (BMUB) e tem por objetivo apoiar as regiões metropolitanas a compreenderem o potencial da natureza, principalmente em relação ao fornecimento de serviços essenciais para o dia a dia das cidades e, ao mesmo tempo, a melhorarem a conservação da biodiversidade, gerando novas ou melhores oportunidades econômicas. A RMC foi selecionada como região modelo.
O secretário Rogério Menezes fez uma apresentação sobre o andamento dos trabalhos do Reconecta RMC, iniciativa que visa a integração dos municípios da região com a finalidade de traçar estratégias conjuntas para conservação e recuperação da fauna e flora. Foi aprovada, na reunião da Estância de Morungaba, a proposta de criar um Termo de Cooperação entre os municípios da RMC. Um dos frutos do Reconecta RMC é a parceria com o ICLEI, que envolve, no mundo, 1.500 governos locais.
EMPREENDEDORISMO
O gerentes do Sebrae, Nílcio de Freitas, de Jundiaí, e Jardel José Busarello, de Piracicaba, falaram sobre o projeto de “Políticas Públicas para os Municípios”. Informaram sobre várias ações, como o programa de agricultura familiar e os de MEIs-Micro Empresas Individuais.
Freitas destacou que o Sebrae, que está ampliando seu número de postos de atendimento, atua como indutor do empreendedorismo. “As pequena empresas têm relevante participação na economia brasileira”, afirmou.
Outra palestra, feita pelo engenheiro Marco Carmacio, da Ausa do Brasil, fez uma apresentação do “Sistema de Limpeza e Varrição Urbana”, desenvolvido pela empresa.
O prefeito Marquinho de Oliveira participou da reunião e seguiu para o Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, para participar de assinatura de convênio, definido na véspera, pela Secretaria de Turismo do Estado, de quem a Prefeitura receberá recursos para a segunda fase de revitalização do Parque Ecológico Pedro Mineiro.
O prefeito de Holambra, Fernando Fiori de Godoy, como outros participantes do encontro da Agemcamp, elogiou a organização do evento na Estância de Morungaba, enfatizando que “a RMC (que reúne 20 municípios) é campeã em bons exemplos na política brasileira”.
A região é composta pelos municípios de Americana, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara D’Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.
Foram representados na reunião do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano da Agemcamp 16 municípios, 11 deles pelos seus prefeitos. O vereador de Morungaba, Antônio Salvador Marques (Toninho Motorista), participou do encontro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário